AS FÁBRICAS DA FORD NA ERA DOS FORDINHOS ( 1.928 À 1.931 )
Para você, que pensa que as Fábricas de Automóveis, ou melhor, as Montadoras do nosso tempo são enormes e muito produtivas, veja este fantástico relato sobre a realidade do Império da FORD no final da década de 20. Você , certamente, ficará atônito com as informações que receberá, sobre o tamanho, a capacidade de produção, a tecnologia da época, os itens fabricados e a auto-suficiência das Fábricas da FORD MOTOR COMPANY.
A FORD empregava em 1.929, 200.000 funcionários nos Estados Unidos e mais 15.000 em diversos países, sem contar com os 11.000 da FORD Canadá. Eram 35 Fábricas espalhadas no território Americano e mais 21 Fábricas e Companhias Associadas em diferentes países do Mundo.
Sómente nos Estados Unidos, a Ford mantinha 9.500 Revendas e Serviços Autorizados. As escolas da FORD treinaram e graduaram 22.800 mecanicos, 17.734 vendedores, 5.877 Revendedores e 1.334 mecanicos de donos de frota.
A Companhia tinha a capacidade produtiva de 2.000.000 de carros e caminhões por ano. O Modelo A, foi introduzido em 2 de Dezembro de 1.927 e, em Janeiro de 1.930, já tinham sido produzidas 3.000.000 de unidades, sendo que seu antecessor, o Modelo T, alcançou a incrível marca de 15.000.000 de unidades.
Por muitos anos , as atividades da FORD foram centralizadas perto de Detroit , Michigan, em Highland Park, onde ocupava uma Fábrica de 1.125 km². Esta enorme unidade era chamada de " O berço das Industrias FORD ” .
Fábrica em Highland Park
Na Cidade de Detroit, estava localizada, também, a Fábrica da Lincoln, divisão da FORD, que fabricava os luxuosos modelos desta Marca ( 10.500 unidades/ano ). Em Dearborn, estavam instalados o Escritório Central, O Instituto de Tecnologia Edison, os Laboratórios Experimentais da FORD, assim como, o Aeroporto e a Fábrica de aviões. A Fábrica de tratores " Fordson ”, era localizada na Cidade de Cork, na Irlanda e produzia 90.000 tratores por ano.
 Fabrica da Lincoln | Escritorio Central - 1928 |  Os Laboratorios |
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Entre as propriedades da FORD, na época, além das Fábricas , podemos citar :
-- Minas de carvão com capacidade de 11.800 toneladas / dia. -- Vagões para transporte de carvão -- 1.000 unidades. -- Minas de minério de ferro com capacidade de 450 toneladas / dia -- 8 navios para transporte de minério e produtos diversos. -- Alto-Fornos com capacidade de 1.200 toneladas de Ferro por dia -- 99 Navios usados como sucata para abastecer os Alto-Fornos. -- Maior Fundição do Mundo -- Fábrica do Rouge – Detroit. -- Usinas Hidro-Elétricas -- 8 unidades. -- Usinas Siderúrgicas com capacidade de 26.000 toneladas de aço por mês. -- Forjas de aço - 100 unidades ( em Highland Park – a maior do Mundo ) -- Industria Madeireira -- 2.023.435 km² de reservas de madeira. -- Fabrica de Cimento Portland, com capacidade de 2.500 barris / dia. -- Fabrica de Vidros ( 3 unidades ) capacidade de 1.858.060 m² por ano. -- Fabricas de Fios – capacidade de produzir 13.607 kgs por dia. -- Fabrica de Tintas – uma das mais modernas do Mundo e a 2ª maior dos USA.cc -- Fabrica de papel reciclado - Unidade do Rouge. -- Fabrica de pneus – Unidade do Rouge. -- Hospital - Detroit | Hospital em Detroit 1915 |
Porém, vamos falar agora sobre a maior Fabrica de automóveis do Mundo, cujos números, continuam imbatíveis até os dias de hoje. Trata-se da Lendária Fabrica FORD do Rio Rouge, ou mais conhecida como Rouge Complex.
Esta gigantesca unidade começou a ser construída em 1.917 em um terreno de 2,4 km de largura por 1,6 km de comprimento, localizado na Cidade de Detroit – Michigan , ao longo do Rio Rouge.
Complexo do Rouge em construção - 1.917 |  Henry e Edsel Ford estudam o projeto | Os Fords visitam a obra |
Seus primeiros produtos não foram automóveis e sim, barcos de guerra anti-submarinos ( Eagle Boats ), encomendados pela Marinha Americana, para serem usados na 1ª Guerra Mundial . Em 1.921, o primeiro trator produzido em massa, o Fordson, teve sua produção transferida da Fabrica de Dearborn para o Rouge.
Barco de Guerra Anti-submarino |  Construção do Eagle Boat |  Fordson, primeiro trator produzido em massa |
Em 1.926 a Fabrica do Rouge já produzia todos os componentes do Modelo T, embora sua montagem ainda fosse na unidade de Highland Park .
Em 1.928 o Complexo do Rouge estava totalmente pronto Em 1.929, este " mamute " das Industrias FORD, considerado até hoje, a maior unidade industrial do Mundo , mantinha em suas dependências :
Rouge em operação | 
A Maior Industria do Mundo |
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-- 100.000 trabalhadores empregados em todo seu complexo.
-- 93 prédios construídos, totalizando 31,5 km² de área construída.
-- 160 quilometros de estrada de ferro interna, para suas 16 locomotivas.
-- 193 quilometros de correias transportadoras de materiais.
Trabalhadores no Complexo | 
193 km de correias transportadoras |
-- 24 quilometros de ruas pavimentadas para sua frota de ônibus.
-- Usina de força própria, que consumia 2.200 toneladas de carvão por dia e gerava 2.500.000 quilowats / dia.
-- 1.000 caminhões Ford, que traziam carvão para a Fabrica.
-- Alto-fornos que produziam 1.200 toneladas de ferro por dia.
-- Fundição que ocupava uma área de 121.406 m², que recebia o ferro líquido diretamente dos fornos e os colocava em
moldes para transforma-lo em blocos de motores, cilindros, coletores, escapamentos e outras peças diversas.
| Auto-Fornos | Fundição - Todos os Motores dos Fordinhos eram feitos aqui |
-- 240 fornos de carvão, que produziam 17.655.000 m³ de gás, 151.500 litros de piche, 49.895 kgs. de sulfato de amônia e
45.454 litros de óleo leve e refinado à cada 24 horas.
-- Fabrica de cimento Portland , com produção diária de 2.500 barris.
-- Fabrica de vidros com capacidade anual de 929.000 m² de vidro de segurança, que era equipamento padrão de todos os
veículos FORD.
-- Usina de aço e Laminação. A FORD tinha o total controle da fabricação do aço necessário em 2 imensos prédios : O dos
fornos com 72 x 325 m. e a laminação com 140 x 457 m. Os lingotes produzidos nos alto-fornos eram transformados em
barras de diversos tamanhos. A laminação tinha a capacidade de processar 26.000 toneladas de aço por mês.
-- Estamparia – Com seus 36.421 m² de área, tinha 1.300 prensas operando todos os dias. Algumas operavam com força
superior a 30 toneladas. 10.000 homens eram empregados neste setor, sendo que 1.200 destes, faziam a manutenção.
para Para-lamas | Conjuntos de Prensas | | |
-- Fabrica de papel reciclado - Todo o papel usado no Complexo era recolhido, processado e transformado em
papel novamente
-- Manufatura de arame – Eram produzidos por dia 13.607 kgs de arame de cobre de várias espessuras.
-- Ferramentaria – Os engenheiros da FORD desenhavam constantemente as máquinas e ferramentais necessários e 6.000
operários as construíam e reconstruíam, de acordo com as necessidades.
-- Fabrica de tintas – Era uma das mais modernas do Mundo e a 2ª maior do País, na fabricação de laca. Produzia toda
a tinta, verniz e esmalte usados para os carros e também, para os prédios, maquinaria e equipamentos da FORD.
-- Fabrica de pneus.
O Complexo Rouge fabricava todas as partes dos veículos à serem montados, por exemplo : carrocerias, chassis, motores, transmissões, radiadores, tanques, rodas, volantes, tapeçaria, madeiramentos, além de peças plásticas à partir de soja.
Esta versátil Industria, tinha depósitos com capacidade combinada para mais de 2 milhões de toneladas de minério de ferro, carvão e pedra calcárea. Operava junto a um Porto com 1,6 kms de docas e era suprida por navios pertencentes à FORD.
Depósito de materiais diversos | Porto com 1,6 kms. de docas
| Navios Ford |
Era uma Cidade sem moradores, e , para acomodar todas estas pessoas, tinha linhas de ônibus, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia, Hospital e uma equipe de manutenção de 5.000 homens, que consumia 3.500 esfregões por mês.
A linha de produção trabalhava como um relógio e finalizava um automóvel à cada 49 segundos.
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A Ford Motors Company era proprietária de várias minas de ferro nos Estados Unidos, incluindo a Imperial Mine,
em Michigan, que produzia 450 toneladas de minério de ferro por dia para a Fundição.
Para a produção de ferro , era necessário também o carvão para os fornos e, desta maneira, a FORD comprou e reuniu 4 enormes minas de carvão e fundou a Fordson Coal Company Inc, que produzia em média, 11.800 toneladas por dia. Para transportar todo este carvão, a FORD comprou 1.000 vagonetes, que seguiam das minas para o Rouge. |  Vagoes p/ transporte carvão |
Em 1.929, a FORD consumia por dia 305.000 metros de tábuas de madeira por dia e, para evitar a escassez do material no mercado, adquiriu uma propriedade com mais de 2.000 kms² de madeira em Michigan e, posteriormente construiu serrarias, armazéns e fabricas de artefatos de madeira.
A FORD comprou e operou também, uma enorme plantação de borracha ( seringueiras ) no Brasil.
O sonho de HENRY FORD estava realizado : Construir uma fabrica auto-suficiente, onde as matérias-primas entravam por um lado e os carros e caminhões, saíssem prontos do outro lado, estando todo o processo de fabricação, sob seu estrito controle.
Para coroar sua genialidade, os números das vendas de automóveis e caminhões de todas as fábricas FORD em 1.929, falam por si mesmos :
Vendas totais de carros de passeio nos Estados Unidos 1.929
FORD ------ 1.310.147 unidades
Chevrolet ------ 780.014 unidades
Vendas totais de veículos comerciais nos Estados Unidos 1.929