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Histórico da Ford Brasil |
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 | Linha do Tempo |  | 1.919 - | • A Ford Americana aprovou a criação da filial Brasileira, destinando para tanto um capital inicial de 25 mil dólares, que seriam tranferidos da filial da Argentina. Foram enviados ao Brasil, E.A. Evans e Benjamim Kopf para estabelecer a nova filial. Evans deu início às operações em 24 /4/ 1.919 com apenas 12 funcionários, num depósito de 2 andares na R. Florencio de Abreu, no centro de S. Paulo, onde se iníciou a montagem de automóveis Modelo T e os caminhões Ford TT. Foi o primeiro fabricante de automóveis à se estabelecer no Brasil. No 1º ano das operações no Brasil, foram vendidos 2.447 automóveis. | 1.920 - | • As instalações da fábrica foram transferidas p/ um ringue de patinação na Pça. da República-SP. • Neste ano foram vendidos mais de 4.000 unidades. | 1.921 - | • Inaugurada a sede própria da Ford do Brasil na R. Solon, no bairro do Bom Retiro - SP em um prédio especialmente construído para funcionar como linha de montagem, tendo como engenheiro responsável pela obra o Sr. B. R. Brown, que havia supervisionado também a construção da fábrica americana de Highland Park. O gerente da filial era o dinamarques Kristian Orberg que se manteria no posto até 1.953
| 1.923 - | • A fábrica contava com 124 funcionários e tinha capacidade de produção anual de 4.700 carros (40 por dia ) e 360 tratores. | 1.924 - | • As vendas do Modelo T foram de 24.250, recorde brasileiro até 1.960, quando foi introduzido o Corcel. Neste ano, a Ford montou a 1ª Exposição de automóveis do Brasil, em S. Paulo, no Palácio das Indústrias entre 4 e 12 de Outubro. | 1.925 - | • São inaugurados um escritório e linha de produção em Recife, à R. Padre Muniz, 343. | 1.926 - | • A cidade de Porto Alegre-RS, recebeu sua linha de montagem da Ford, na R. 7 de Setembro, 14. | 1.927 - | • Trouxe a inauguração do Centro de treinamento de Serviços da Ford em S. Paulo, iniciativa pioneira no país para a formação de mecânicos especializados. • No Rio de Janeiro inicia-se uma nova linha de montagem, na Av. Graça Aranha, 333. • No mesmo ano foram adquiridos novos terrenos no bairro do Ipiranga-SP, com vistas à futura expansão. • Por causa da recessão econômica da década de 30, são desativadas as fábricas de Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro e a produção do Modelo T foi interrompida em todo o mundo para receber o inovador Modelo A, com seu motor de 4 cilindros e 40 HP, proporcionando novos níveis de desempenho e imensa durabilidade. Um dos veículos de melhor relação custo-benefício da história do automóvel e um dos modelos antigos de maior índice de sobrevivência. O popular "Fordinho" no Brasil, substituiu o Modelo T e trouxe novos recordes de vendas. | 1.929 - |  | • O Modelo A era o automóvel mais vendido no Brasil. | 1.932 - | • É anunciado o revolucionário motor Ford V8 - 3,65 L e 65 HP. | 1.942 à 1.944 - | • Apesar da recessão ocasionada pela 2ª Guerra Mundial, a Ford Brasil prosseguiu com a montagem de carros em pequena escala, adaptando-se ao sistema de gasogenio, devido ao racionamento de gasolina. | 1.945 - | • Após a semi-paralização da montagem de veículos durante a guerra, reinicia-se lentamente no Brasil a montagem de veículos, para um público ávido por novidades. Contando com a boa situação de divisas em 1.946, o governo Dutra retoma a importação de veículos em grande volume. • Os automóveis Ford, Mercury e Lincoln, marcam a preferência dos brasileiros por sua extrema resistência, apesar dos modelos Europeus serem mais acessíveis em preços. | 1.951 - | • As importações atingiram novo recorde. O Ford e o Mercury marcaram época pelo seu conforto, desempenho e confiabilidade. Ford Mercury | 1.953 - | • Trouxe a criação da nova fábrica no Ipiranga-SP, onde eram montados automóveis da Ford americana e européia, tratores e chassis de ônibus. O Gerente-geral era o brasileiro Humberto Monteiro, um grande entusiasta da produção nacional de veículos. | 1.954 - |  • A Ford Brasil, participou das comemorações do 4º Centenário da cidade de S. Paulo e apresentou no stand no Parque do Ibirapuera o novíssimo modelo do Thunderbird, um clássico americano. | 1.955 - | • Iniciada a estampagem das corrocerias da linha F. O programa de nacionalização da produção no Brasil dá seus pioneiros passos ao serem produzidas as primeiras cabines de Pick-ups e caminhões com aço de Volta Redonda. • No final da década de 50, na esteira do otimismo e nacionalismo desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek, encerra-se a montagem de automóveis importados pela Ford Brasileira e inicia-se a total nacionalização da produção de automóveis e caminhões. | 1.958 - | • O Presidente Juscelino inaugurou a nova fábrica de motores V8, dentro do complexo industrial do Ipiranga. Este motor era conhecido como Power King, com bloco em "Y" e desenvolvia 161 hps. • Henry Ford II visita o Brasil pela primeira vez. | 1.959 - | • Foi apresentado o primeiro caminhão Ford Brasileiro, o F-350, com motor V8 e 2.670 Kgs de capacidade de carga. | 1.960 - | • Sai da linha de produção nacional o primeiro trator Ford, o 8 Br Diesel. | 1.961 - | • A Ford apresentou o 1º caminhão com motor diesel, era o F-600. | 1.962 - | • Lançada a nova linha de Pick-ups e caminhões super Ford. • É produzido no Brasil o Ford de nº 75.000 ( 1 Pick-up F-1000). | 1.964 - | • A Ford Americana lançou o Mustang, que seria no Brasil, o carro importado mais vendido da década. | 1.967 - | • Em 2 de Abril a Ford Brasil lançou seu primeiro automóvel brasileiro, o Ford Galaxie 500, com motor V8 de 4,5 litros, 170 hp. Era o 1º automóvel moderno feito no Brasil. • Em Outubro deste ano a Ford adquiriu o controle acionário da Willys-Overland do Brasil, fábrica situada em São Bernardo do Campo - SP, que produzia os modelos Jeep, Rural, Pick-up, Aero Willis, Itamaraty, Gordini e Interlagos. | 1.969 - | • É trazido a público o "Ford Corcel", veículo médio, derivado do "Projeto-M" da Willys que recebeu centenas de aperfeiçoamentos. É até hoje o automóvel de maior produção na história da Ford Brasil. • Foi apresentado também o "LTD" (fabricação limitada), versão mais luxuosa do Galaxie, para o ano de 1970. Vinha com motor de 190 hp e foi o 1º veículo nacional c/ transmissão automática. • Criado em Rudge-Ramos - S. B.Campo - SP o centro de pesquisas da Ford . | 1.970 - | • A Ford oferecia ao público a versão ultra-luxuosa da linha Galaxie para 1971, o Landau, com motores de 6 cc em linha ou V8. • Assume a presidência da Ford Brasil, Joseph O'Neil. | 1.971 - | • Os modelos "Aero Willys" e "Itamaraty", da antiga Willys-Overland, continuavam à ser fabricados pela Ford, mas perdiam espaço rapidamente devido à concorrência. No intuito de criar um novo modelo à altura dos concorrentes, a Ford, através de pesquisas, chegou à conclusão que a melhor alternativa era o "Maverick", veículo já fabricado nos E.UA. desde 1.969. | 1.973 - | • Sai da linha de montagem o primeiro Ford Maverick Brasileiro. Equipado com motor Willys de 6 cilindros ou com o moderno V8-302, 5 L de 197 hp, importado, o mesmo utilizado no Mustang. | 1.974 - | • Inauguradas as novas "Fundição e Fábrica de Motores" da unidade fabril de Taubaté-SP. • Novo motor de 4 cc e 2,3 Lts produzido em Taubaté, passa a equipar o Maverick, em substituição ao motor de 6 cc. | 1.975 - | • A Ford exporta cerca de 225.000 motores para a Alemanha, Inglaterra, Canadá e Argentina. | 1.976 - | • Inaugurada em S.B. do Campo - SP a nova fábrica de tratores Ford. • A Ford produz o milionésimo Ford Brasileiro. | 1.978 - | • Introduzido o Corcel II, baseado na plataforma do Corcel, porém modernizada. Este veículo estabeleceu recordes de venda na Ford do Brasil. • Inaugurado o Campo de Provas na cidade de Tatuí-SP. | 1.979 - | • Após mais de 108.000 unidades produzidas, sai de linha o Maverick, e a Ford anuncia a produção de veículos à alcool e tem-se o início da fabricação da Pick-Up F-1000 com motor à diesel. | 1.980 - | • Apresentada a Pick-Up Pampa ( modelo 81 ) baseada na plataforma do Corcel II. • Produzido o milionésimo Corcel. | 1.981- | • Criado o "Del Rey" ( como modelo para 1.982 ), baseado na plataforma do Corcel II, com requintes e sofisticação inéditos em carros médios. Foi o pioneiro em vidros e travas elétricas. | 1.983 - | • Em Janeiro interrompia-se a linha do Landau, último remanescente da linha Galaxie. Foi o último automóvel com motor V8 feito no Brasil. • Ainda neste ano, é lançado (como modelo 1.984) o "Escort", carro mundial da Ford, com motor de 4 cc, 1,6 L CHT. Era o 1º carro da Ford com motor transversal. Foi considerado o melhor motor à alcool do país. O Escort era exportado para a Finlândia. | 1.985 - | • Surge a moderníssima linha de caminhões com cabine basculável "Cargo", que foi exportado até para os E.U.A ( Eram fabricados na unidade do Ipiranga. )
• Nesse ano é apresentada também a versão do Escort conversível. | 1.986 - | • Criada a Autolatina, joint-venture com a Volkswagen do Brasil. | 1.989 - | • O motor 1,8 L da Volkswagen passou a equipar as linhas "Escort" e "Del Rey". | 1.990 - | • A Ford lança o "Verona", modelo de 3 volumes derivado do Escort, era o primeiro carro da cooperação Ford-Volkswagen. | 1.991 - | • Criado o "Versailles" para o seguimento de carros de luxo, com transmissão automática opcional.
• A Ford atinge a produção de 4.000.000 de carros brasileiros.
| 1.992 - | • Ressurge o Escort com nova linha, injeção eletrônica, catalizador e 5 marchas à frente. (Alcool ou gasolina). | 1.993 - | • Lançamento do Escort Hobby 1.0. | 1.994 - | • A Ford começa a importação do "Ford Taurus" americano e do "Mondeo" europeu, para o seguimento de alto luxo. | 1.995 - | • Inicia-se a importação da pick-up média americana "Ford Ranger" , inaugurando assim o disputado mercado das pick-ups.
• Dissolve-se a Autolatina.
• É lançado o caminhão "Cargo C-4030".
| 1.996 - | • A fábrica de S.B. do Campo foi totalmente reprojetada e deu inicío à produção do Ford Fiesta nacional. • A fábrica de motores e transmissões de Taubaté é reinaugurada para suprir a produção do Fiesta.
• Começa a produção do caminhão "Cargo 814". | 1.997 - | • Lançado o Ford Ka, 1º carro da linha New Edge. • Da-se início à produção da pick-up Courier, derivada do Fiesta.
• O Escort importado da Argentina começa a ser comercializado com nova motorização. | 1.998 - | • Sai a nova linha Série-F de caminhões e pick-ups. | 1.999 - | • Criado o motor Zetec RoCam utilizado no Fiesta, Ka e Courier modelo 2000. • Lançada a F-350, o F-16000 e a F-250. | 2.000 - | • Surge o "Ford Focus" , lançamento que revolucionou a imagem e o design da marca. O Focus assume a produção de um dos carros mais premiados no Brasil e no mundo. | 2.001 - | • Iniciam-se as operações do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari-BA. Esta nova unidade da Ford tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. • Também foram lançados o Fiesta Street Sedan, 3ª geração do modelo, e o novo Ford Ka Freshining, um carro compacto que se distingue por sua dirigibilidade, design externo e equilíbrio de detalhes. As diversas modificações do modelo, fizeram dele uma ótima opção para quem busca beleza, performance e economia, c/ motores Zetec RoCam 1.0 e 1.6 | 2.002 - | • A Ford inova com o motor Power Stroke 2.8 L Turbo Diesel com TGV, para melhorar o desempenho das pick-ups Ford Ranger. Foram ainda introduzidos nova transmissão, embreagem auto-ajustável, suspensão recalibrada e eixo traseiro com diferencial antiderrapante. • Em Junho, chega ao público o novo Ford Fiesta, totalmente remodelado. | 2.003 - | • A Ford completa 85 anos no Brasil. • A Ford investe no seguimento das "Suvs" ( veículo utilitário esportivo ) no Brasil e lança o "Ecosport" com motores 1.0 8V, 1.6 8V, 2.0 16V.
• O Focus tem sua linha renovada. • Surge a Ford F-250 cabine dupla p/até 6 passageiros, com motor MWM Turbo Diesel com intercooler, 6 cc, 4,2 Litros e 180 HP. • A "Ford Ranger Storm" , nova versão especial, passa a vir com motor Power Stroke Turbo Diesel, tração 4X4 e cabine dupla. | 2.004 - | • Lançada o "Ecosport 4 WD" - com mais força e segurança. Vem com sistema de tração Control Trac II, com módulos automáticos e bloqueado e freios ABS. • O Ford Fiesta é lançado na versão Flex, com injeção eletrônica de última geração. O Fiesta surge na versão Sedan, com mais vantagens em termos de estilo, espaço e conforto.  • Chega ao Brasil o "Ford Explorer", o utilitário esportivo lider de vendas no mundo, equipado com motor à gasolina V6 - 4.0 L, com 213 HP, transmissão automática e tração inteligente nas 4 rodas. | |
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