Entrevista Vagner e Wanderley Mazzali

Baratinha 29, " Ford Modelo A "

www.balconistasa.com     ( 03/04/2017 )                                                                                   Entrevista com Wanderley e Vagner Mazzali  em 03/04/2017

Ele foi o segundo grande sucesso da norte-americana Ford. Lançado em outubro de 1927,    logo após o Ford Modelo T – primeiro veículo acessível aos consumidores da classe média -,
 ele era a aposta da montadora contra a General Motors, fabricante de veículos da cidade  de Detroit que ganhava cada vez mais espaço no mercado. Fora isso, o placa preta desta  edição foi o primeiro automóvel a realmente testar o conceito de linha de montagem,    inventado pelo próprio Henry Ford. Pioneiro da produção em massa, o Ford Modelo A é um  ícone do mundo automotivo.

Agora, esqueça o nome rebuscado. Não somente para os brasileiros aficionados do  antigomobilismo, mas, também, para Wanderley e Vagner Mazzali, esse clássico das rodas é  conhecido simplesmente como Ford Baratinha. O carismático apelido faz referência à  carroceria do tipo Roadster, caracterizada como um carro de dois lugares sem teto fixo.

Pai e filho, que também são donos de um Ford Modelo A Phaeton, popularmente chamado de  Fordinho Bigode, estão com o Baratinha há oito anos. Mas, essa história poderia ser bem  diferente. "Nós quase não compramos ele. O antigo e único dono dele era um fiscal da  Secretaria da Fazenda que depois de muitos anos decidiu vender.  Então, meu filho e eu  fomos  até um estacionamento conhecer o carro.  O problema é que ele estava praticamente  abandonado, todo sujo, cheio de pó.  Além disso, não gostamos muito da cor, ficamos  indecisos, e acabamos não comprando. Passou um tempo e um conhecido nosso falou: "pô,  aquele carro tá com a mecânica muito boa, vai lá, dá mais uma volta nele” . Na nossa segunda  visita não tivemos dúvida e levamos”, conta Wanderley.

" Queremos continuar fazendo nossas viagens e encontros. Não vamos vender de  jeito  nenhum. Vai ficar para os netos.”

Motor 4 cilindros, 40 CV e câmbio de três marchas. Partida elétrica, sistema de ignição com  distribuidor e bobina, refrigeração forçada com bomba d’água, amortecedores hidráulicos,  freios varão nas quatro rodas e farol caça mulata. Tudo isso para alcançar 105 km/h, marca  expressiva na década de vinte.

No entanto, foi um acessório no mínimo inusitado que se transformou em uma das principais  características da Baratinha dos Mazzali. "É esse assento que fica na parte de trás do carro  que o pessoal chama de ‘banco de sogra’. Então me veio a idéia de fazer essa brincadeira.    Fui lá no Brás e comprei esse manequim, depois dei um trato nela, coloquei cabelo, roupa e    chapéu. Todo primeiro domingo do mês tem um encontro na Estação da Luz. O pessoal fica  louco pra tirar foto com ela, fazem até fila.

Aí meu filho ainda falou, ‘pai, o pessoal da revista tá vindo aqui fazer as foto do carro, é  melhor tirar a sogra’.  Mas a sogra é a marca registrada dele, não tem como deixar de fora.”

Com quase noventa anos de idade, o Ford Baratinha dos Mazzali já é um senhor de idade.  Como o próprio Wanderley diz, "de vez em quando ele tem umas dores de barriga, aí nós  levamos no nosso mecânico de confiança.” Mesmo assim, arrumar peças para um carro  dessa  idade não é problema. "A gente acaba conhecendo muita gente nesse meio,  principalmente  no  Clube do Fordinho. Qualquer peça que a gente precisar é só sair    perguntando que uma  hora encontra. Não tem problema.”

Manter o carro em pleno funcionamento é fundamental para que a família Mazzali não só  continue com seu passeios, mas passe a tradição para frente.

"Queremos continuar fazendo nossas viagens e encontros. Não vamos vender de jeito    nenhum. Vai ficar para os netos.”

Os Srs. Wanderley Antonio Mazzali e Vagner Silvestre Mazzali são sócios do Clube do  Fordinho, sendo o Sr. Vagner, um dos Diretores do Clube.  A Família Mazzali é grande  entusiasta do antigomobilismo e importante colaboradora de nosso Clube.

Augusto Geraldini

Clube do Fordinho-Brasil