29/09 - 12/10/2012 - São Paulo - Argentina (San Isidro)

O grupo partiu de São Paulo dia 29 de setembro rumo a Buenos Aires, para participar da exposição Autoclassica 2012.   Foram com tres modelos A, respectivamente um Phaeton 1928,  de Nelson Fidellis, um Town Sedan 1929, de Mateus Polizel e um Roadster 1931, com o Sr Rudolf, sócio do Clube do Fordinho, que veio diretamente da Suiça especialmente para participar deste evento.

Tivemos a participação de amigos com outras marcas e modelos, sendo um Opala 1969 do Sr Paulo Piagentini, um Chevrolet 1956 do Sr Mauro Guazelli, um Fusca 1972 do Sr Marco, uma Toyota Hilux do Vladimir Belmonte e o caminhão plataforma do Eduardo Polizel, que acompanhou o grupo até o Chui e infelizmente não pode atravessar a fronteira com o Uruguai por falta de documento espeçifico.  Daí para frente o grupo seguiu sem apoio de plataforma.

A viagem correu bem, com a primeira parada em Florianópolis-SC (+ou - 750 km de São Paulo) e foi o trecho mais longo percorrido em um dia de viagem. Os outros trechos se limitaram a 600 km ou 650 km/dia.

Apos trez dias de viagem, o grupo já estava em La-Paloma no Uruguai,  sentindo o cansaço da viagem, mas, até então, sem nenhum  problema com os carros. Para variar,  tinha a brincadeira de apostar  qual Fordinho ia quebrar primeiro, principalmente vinda dos que estavam de Chevrolet e Fusca.

Como ninguem é de ferro, tocaram  até Punta Del Leste e pararam um dia só para descançar e fazer uma revisão nos possantes. A seguir foram rumo a Colonia Del Sacramento,  passando por Montevideo e lá aconteceu o inesperado:  Avançando um cruzamento, Nelson Fidelis, sofreu uma batida na lateral traseira de seu Phaeton, fazendo o Fordinho rodar 180 graus e ficar de frente para o Fordinho do Mateus.

Em Colonia aproveitaram para fazer a troca de óleo dos carros,  pois já tinham percorrido em torno de 2500 km.
Enfim atravessaram a balsa (Bukebus) e após 07 dias de viagem chegaram a Buenos Aires, onde foram recebidos pelos sócios do CAFA (Club Amigos do Ford A da Argentina) e os anfitrioes para aquele  evento.

Não foi possivel colocar os carros no recinto do evento,  pois o grupo teria que retira-los no Domingo, o que não era permitido pela organização.

O CAFA ofereceu, em sua sede social, recepção aos amigos do Brasil e a surpresa foi grande, pois ao chegarem,  haviam amigos da Colombia que tambem tinham vindo de Fordinhos e rodado mais de 7000km e ainda rodariam mais 3000 km até o Chile.  Resultado: Sem querer, estavam reunindos,  Argentinos, Uruguaios, Brasileiros e Colombianos,  num primeiro encontro Latino Americano dos Ford A e, já iniciaram conversações para um futuro encontro em  2013,  com todos os clubes da America Latina , Clube do Fordinho – Brasil, e Clube do Fordinho  Curitiba. Este encontro deverá ter vez em Foz do Iguaçu, que é um ponto equidistante entre todos.

O retorno começou dia 08 e,  novamente na travessia com o Bukebus  até a cidade de San José de Maio, onde tiveram  que reparar o radiador do Fordinho do Mateus. Seguiram até Trinidad, com parada para dormir. No dia seguinte atravessaram o Uruguai sem problemas, porem com muita chuva, dia e noite.

Fizeram tres paradas sendo, em Rosario do Sul, Concordia e Curitiba onde foram recebidos pelo sócio do Clube do Fordinho-PR, representados pelo Sr Raul Beltrame e seu filho Alexandre, que deram apoio logistico para o deslocamento na Cidade.

Finalmente, chegaram em São Paulo dia 12 de outubro, com 14 dias de viagem e mais de 5300 kms rodados. Todos cansados porem, sãos e salvos e com o dever cumprido,  de representar nosso Clube na Autoclassica 2012.

Agradecemos a todos que nos ajudaram nessa empreitada e fica aqui uma lição aos que duvidam da capacidade dos Fordinhos,  pois acreditamos  que não haja no mundo outra marca ou modelo,  com 83 anos de fabricação,  que seja capaz de suportar algo parecido.

Clique aqui para ver as fotos