Mitos e Verdades sobre Importação de Carros Antigos
       MITOS E VERDADES SOBRE IMPORTAÇÃO DE CARROS ANTIGOS 

 A importação de carros antigos, apesar dos problemas econômicos no Brasil, continua a prosperar, pois o  número crescente de  
 Despachantes Aduaneiros e Firmas que auxiliam o importador, no complexo processo de  importação, é o termômetro indicativo desta alta.
 
 No entanto, encontramos alguns mitos ou inverdades, que, por serem citados constantemente, acabam por  confundir  e onerar ainda mais, o 
 já custoso processo, com seus múltiplos impostos em cascata, que acabam por triplicar o valor pago pelo veículo.

 O Clube do Fordinho, tem auxiliado e esclarecido centenas de associados em suas importações, desmitificando algumas  " regras " que, na 
       realidade não existem, desonerando e facilitando assim um pouco este processo!  
        
        Seguem abaixo, links que poderão esclarecer os Importadores, Despachantes e Clubes de Carros Antigos:

   Link 1 : Roteiro Simplificado de Importação da Receita Federal  - ( Presta-se apenas p/ esclarecimento, mostrando o roteiro das fases a serem seguidas
   pelo importador ). 
      
       1  - http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065198

  Links 2, 3 e 4 : São artigos de Revistas e Despachantes Aduaneiros, que insistem em disseminar  a  informação errônea, de que somente Clubes ligados a  F.B.V.A ( Federação     
   Brasileira de Veículos Antigos ) podem preencher a solicitação de deferimento da licença de importação (LI) com um  custo de R$ 450,00. 

   A Realidade é que, em nenhum artigo ou paragrafo das Leis e Normas que regem a importação de carros  antigos, é sequer  citada a  Entidade " F.B.V.A ", 
   portanto, qualquer Clube, que seja credenciado pelo  Denatran, através de Portaria, a fornecer o " Certificado de  Originalidade " ( Placa Preta ) poderá solicitar  
   o Deferimento de Licença de Importação, como por exemplo, o Clube do Fordinho, que  NADA  COBRA de seus sócios pela declaração! 

          
2 -  http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065199
        3 -  http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065200
        4 -  http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065201

    Link 5 : Exemplo de Declaração para liberar a LI, que os Clubes credenciados podem emitir: 

        5 -   http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065202

            Links 6, 7, 8 e 9 : São as Portarias e Instruções Normativas que regulam a Importação de carros  antigos, aqui apresentados em suas versões originais e     
            atualizadas.
 
               6 -   http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065203 

           Link 10 : Trata-se de artigo esclarecedor, criado pelo nosso associado, Dr. Luis Eduardo Colella, advogado da Cidade de Santos, que já importou diversos      
           veículos antigos e nos oferece diversos conselhos e advertências, de suma importância. 


Resumindo:

            1 - É muito trabalhoso e complicado importar um carro antigo sem o auxilio de um profissional especializado da área Despachante Aduaneiro, Firmas de    
            Importação ou Advogados. 

            2- Os impostos, taxas e tarifas a pagar, quase triplicam o custo do veículo:         
          35 % de Imposto de Importação  /  25 % de IPI  /  2  % de PIS  /  9,6 % de Cofins
     O ICMS irá variar de estado p/ estado, mas ficará entre 17% e 18% nas principais capitais brasileiras.
     Dispensa de LCVM  -  ( IBAMA )
     CAT  -   ( Denatran )
     Honorários p/ Despachante Aduaneiro especializado
     Honorários p/ a Empresa que emitirá o LCVM / IBAMA e o CAT / DENATRAN
     Desova do Container
     Entrega do Container vazio
     Liberação documental na Agência Marítima
     Armazenagem e movimentação da carga no Terminal


   
3 - Você poderá solicitar a devolução do ICMS e do IPI, porém, terá de pagar antes e aguardar o Deferimento posterior, porque a  Receita Federal exige o   
   pagamento destes impostos.

   4 - A LI ( Licença de Importação ) pode ter sua solicitação de deferimento, emitida por qualquer Clube  de Carros Antigos credenciado pelo Denatran, independendo   
   esta solicitação, da F.B.V.A, que, perante o Denatran, funciona como qualquer outro Clube, tendo uma Portaria idêntica às dos demais.

   5 - Alguns Despachantes, estão exigindo que os Clubes de Carros Antigos, além de solicitarem o  deferimento da Licença de Importação, emitam o " Certificado de  Originalidade " ou   seja, a Placa Preta para o carro a ser importado. Isto representa um total desconhecimento das Resoluções que  instituíram a Placa Preta, que  obriga os Clubes credenciados a   somente emitir o Certificado após minuciosa vistoria e que o carro esteja devidamente registrado nos Órgãos de Transito, ou seja, carro emplacado e com o nº do  Renavam.

  Importadores, fiquem atentos às irregularidades acima mencionadas e não aceitem pagamentos indevidos ou credenciamentos a Órgãos ou Federações que não
  são exigidos por Leis ou normas de Importação !!!

                    Augusto Geraldini

   Presidente - Clube do Fordinho - Brasil
   ( 45 anos de esforços pelo antigomobilismo nacional ) - Abril/ 2016

   


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