Mitos e Verdades sobre Importação de Carros Antigos

       MITOS E VERDADES SOBRE IMPORTAÇÃO DE CARROS ANTIGOS 

 A importação de carros antigos, apesar dos problemas econômicos no Brasil, continua a prosperar, pois o  número crescente de  Despachantes  Aduaneiros e Firmas que auxiliam o importador, no complexo processo de  importação, é o termômetro indicativo  desta alta.

 No entanto, encontramos alguns mitos ou inverdades, que, por serem citados constantemente, acabam por  confundir  e onerar ainda mais, o já custoso processo, com seus múltiplos impostos em cascata, que acabam por triplicar o valor pago pelo veículo.

 O Clube do Fordinho, tem auxiliado e esclarecido centenas de associados em suas importações, desmitificando algumas  " regras "  que, na realidade não existem, desonerando e facilitando assim um pouco este processo! 

 Seguem abaixo, links que poderão esclarecer os Importadores, Despachantes e Clubes de Carros Antigos:


 Link 1 : Roteiro Simplificado de Importação  da Receita Federal  - ( Presta-se apenas p/ esclarecimento,  mostrando o  roteiro  das fases a serem seguidas pelo importador ). 
      
        1 - http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065198

 Links 2, 3 e 4 : São artigos de Revistas e Despachantes Aduaneiros, que insistem em disseminar  a  informação errônea, de que somente Clubes ligados a F.B.V.A ( Federação  Brasileira de  Veículos Antigos )  podem  preencher a solicitação de deferimento da licença de importação (LI) com um  custo de R$ 450,00. 

 A Realidade é que, em nenhum artigo ou paragrafo das Leis e Normas que regem a importação de carros  antigos, é sequer  citada a  Entidade " F.B.V.A ", portanto, qualquer Clube, que seja credenciado pelo  Denatran, através de Portaria, a fornecer o " Certificado de  Originalidade " ( Placa Preta ) poderá solicitar  o Deferimento de Licença de Importação, como por exemplo, o Clube do Fordinho, que  
NADA  COBRA de seus sócios pela declaração! 

        
2 -  http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065199
       3 -  http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065200
       4 -  http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065201

 Link 5 : Exemplo de Declaração para liberar a LI, que os Clubes credenciados podem emitir: 

       5 -   http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065202

          Links 6, 7, 8 e 9 : São as Portarias e Instruções Normativas que regulam a Importação de carros  antigos, aqui apresentados em suas versões originais e atualizadas.
 
               6 -   http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/065203 

          Link 10 : Trata-se de artigo esclarecedor, criado pelo nosso associado, Dr. Luis Eduardo Colella,  advogado da Cidade de Santos, que já importou diversos veículos antigos e nos oferece diversos  conselhos e advertências, de suma importância. 


Resumindo:

           1 - É muito trabalhoso e complicado importar um carro antigo sem o auxilio de um profissional  especializado da área  Despachante  Aduaneiro, Firmas de Importação ou Advogados. 

           2- Os impostos, taxas e tarifas a pagar, quase triplicam o custo do veículo:         
          35 % de Imposto de Importação  /       25 % de IPI  /     2  % de PIS  /        9,6 % de Cofins
    O ICMS irá variar de estado p/ estado, mas ficará entre 17% e 18% nas principais capitais brasileiras.
   Dispensa de LCVM  -  ( IBAMA )
   CAT  -   ( Denatran )
   Honorários p/ Despachante Aduaneiro especializado
   Honorários p/ a Empresa que emitirá o LCVM / IBAMA e o CAT / DENATRAN
   Desova do Container
   Entrega do Container vazio
   Liberação documental na Agência Marítima
   Armazenagem e movimentação da carga no Terminal


  
3 - Você poderá solicitar a devolução do ICMS e do IPI, porém, terá de pagar antes e aguardar o  Deferimento posterior,  porque a  Receita Federal exige o pagamento destes impostos.

  4 - A LI ( Licença de Importação ) pode ter sua solicitação de deferimento, emitida por qualquer Clube  de Carros Antigos credenciado pelo Denatran, independendo esta solicitação, da F.B.V.A, que, perante  o Denatran, funciona como qualquer outro Clube, tendo uma Portaria idêntica às dos demais.

  5 - Alguns Despachantes, estão exigindo que os Clubes de Carros Antigos, além de solicitarem o  deferimento da Licença de Importação, emitam o " Certificado de Originalidade " ou seja, a Placa Preta  para o carro a ser  importado. Isto representa um total desconhecimento das Resoluções que  instituíram a Placa Preta, que obriga os Clubes credenciados a somente emitir o Certificado após  minuciosa vistoria e que o carro esteja devidamente registrado nos Órgãos de Transito, ou seja, carro  emplacado e com o nº do  Renavam.

 Importadores, fiquem atentos às irregularidades acima mencionadas e não aceitem pagamentos  indevidos ou  credenciamentos a Órgãos ou Federações que não são exigidos por Leis ou normas de  Importação !!!

  Augusto Geraldini

  Presidente - Clube do Fordinho - Brasil
  ( 45 anos de esforços pelo antigomobilismo nacional ) Abril/2016

Tecnologia Site Inteligente Home : Contato : Mapa do Site