Inspeção Veicular Estadual

Pronta a ser votada inspeção veicular para Estado de SP

14 de março de 2011

 

WLADIMIR D'ANDRADE - Agência Estado

A proposta que estende a obrigatoriedade da inspeção veicular para todo o Estado de São Paulo está pronta para ser votada na Assembleia Legislativa (Alesp). Será tratada a partir de amanhã, início da nova legislatura, como "prioridade" pelos governistas, que querem vê-la aprovada até o fim do mês. O Projeto de Lei 1.187/09, enviado pelo ex-governador José Serra (PSDB) em novembro de 2009, transitou pelas Comissões de Defesa do Meio Ambiente (CDMA), de Finanças e Orçamento (CFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda apenas ser incluído na pauta da Alesp para ser apreciado pelos deputados estaduais.

Na última quinta-feira, após a assinatura da concessão de operação do Trecho Sul e de construção do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que o desejo é que a inspeção seja espalhada para todos as cidades paulistas. " A tese da inspeção veicular é correta: é preservar a qualidade do ar e a saúde da população", afirmou. O Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso cumpre determinação do artigo 12 da Lei Federal 8.723, de 28 de outubro de 1993.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, apesar de o PL deliberar sobre a aplicação da medida em todo o território estadual, a obrigatoriedade  deve começar pela Grande São Paulo, segundo ele, "área mais crítica" em relação à poluição do ar, conforme estudos analisados pela pasta. "Vamos começar atacando onde o problema da poluição do ar é maior", afirma.

Covas explica que o projeto delega a implementação, a periodicidade e a frota-alvo da inspeção ao Estado, por meio do Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV). O PCPV está em discussão entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que, futuramente, capacitará os técnicos para o serviço. A dúvida agora, conforme Alckmin, é como essa fiscalização será feita nos municípios. O artigo 6.º do projeto determina que "o Estado poderá firmar convênio com os municípios, ou com consórcios de municípios, para a implementação do programa". "A forma de fazer a inspeção será discutida", disse o governador de São Paulo.

Discussão

A proposta sobre a obrigatoriedade da inspeção veicular em todo o Estado será tratada pelo governo na Assembleia Legislativa como "prioridade".  Olíder da bancada do PSDB, Orlando Morando, conta que, na primeira reunião de líderes, hoje, para tratar da posse na Casa, vai propor ao deputado Barros Munhoz (PSDB) - que deve ser eleito presidente da Assembleia - um novo encontro de líderes na próxima quarta-feira a fim de tratar de uma "pauta propositiva".

Então, nesta ocasião, Morando tentará pôr a proposta da inspeção veicular na lista dos assuntos a serem discutidos pelos colegas. O parlamentar afirma que o PL 1187 já recebeu 22 emendas. Já a oposição tem dúvidas quanto à prontidão do projeto para ser levado ao plenário. O líder do PT, Antonio Mentor, lembra, por exemplo, que a região metropolitana de São Paulo formalmente nem existe, porque ainda não foi regulamentada - há apenas as regiões metropolitanas de Campinas e Santos. Questiona também se o texto do PL não deveria passar pela Comissão de Transportes e Comunicações. "É um tema complexo que deve ser debatido, pois afeta muitos municípios."

Taxa

A inspeção veicular tem o apoio de prefeitos da região metropolitana, mas a taxa para a realização do serviço ainda é alvo de ataques. O prefeito de Guarulhos, Sebastião Alves de Almeida (PT), classifica o valor cobrado pela capital paulista, de R$ 61,98 (ainda em disputa na Justiça), "muito pesado". "O governo do Estado deveria fazer uma licitação para baixar o preço da taxa", defende, deixando claro que concorda com o projeto que amplia a inspeção para todo o Estado. "Tudo aquilo que for para diminuir os poluentes e melhorar a qualidade do ar tem meu apoio."

A Associação dos Proprietários de Veículos Automotores no Estado de São Paulo (Aprovesp) defende não apenas a vistoria ambiental como também uma revisão completa do veículo. De acordo com o presidente da entidade, Jair Vieira Leal, isto está previsto no artigo n.º 104 do Código de Trânsito.

Porém, ele diz que o poder público deve arcar com a taxa da inspeção veicular. "O ônus sempre fica com o proprietário", afirma. Leal conta que a Aprovesp fez um projeto a ser entregue na Câmara de Vereadores paulistana para que a despesa seja reembolsada ao proprietário sob uma condição: que no período de 12 meses o motorista não receba multa por excesso de velocidade. Assim, afirma, a proposta ganha um caráter "educativo".

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), acredita que a cobrança do proprietário do veículo é correta. "Cada um tem que fazer sua parte, e o carro é um grande poluente. Então, o proprietário é quem deve arcar com esse custo", diz, ao elogiar a ampliação da vistoria no Estado. "É correto o Estado tornar esta uma questão metropolitana."

Morando, do PSDB, aposta que a taxa será um dos pontos mais discutidos. Ele apenas diz esperar que a inspeção tenha "preços justos e, de preferência, inferior ao valor cobrado na cidade de São Paulo".  Já Covas minimiza a cobrança e crê que a obrigatoriedade não sofrerá resistência para ser implantada. "A população hoje está mais madura para as questões ambientais. Sabe que isso tem um custo financeiro, mas que o benefício ambiental é muito maior", diz.



Fonte :  Estadão.com.br

Tecnologia Site Inteligente Home : Contato : Mapa do Site